Confiança do empresariado baiano recua em dezembro

O Indicador de Confiança do Empresariado Baiano (ICEB), índice que avalia as expectativas das entidades representativas do setor produtivo do estado, calculado pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia vinculada à Secretaria de Planejamento (Seplan) ,apresentou, em dezembro, um quadro de maior pessimismo comparativamente ao observado no mês anterior.

O indicador voltou a recuar após oito avanços seguidos da confiança – regredindo, assim, ao nível de setembro último. O ICEB marcou -242 pontos em dezembro, piora de 77 pontos em relação ao de novembro (-165 pontos). Apesar do retrocesso neste mês, a expectativa geral do empresariado baiano continuou na zona de Pessimismo Moderado – completando quatro meses seguidos nessa região.

A queda do nível de confiança, captada na passagem de novembro a dezembro, decorreu do recuo nos indicadores dos quatro grupamentos de atividades: Agropecuária (de -163 para -171 pontos), Indústria (de -112 para -201 pontos), Serviços (de -188 para -285) e Comércio (de -150 para -164).

A Agropecuária foi o setor com o menor encolhimento da confiança em dezembro. Na Indústria, as expectativas retraíram após oito meses de recuperação. O setor de Serviços, segmento com a maior queda na confiança neste mês, permaneu como atividade mais pessimista. E o setor de Comércio, em dezembro, passou a exibir o menor nível de pessimismo entre os segmentos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s