Planejamento do ano letivo mobiliza gestores das escolas estaduais no interior

Os gestores das escolas estaduais e dos Núcleos Regionais de Educação (NRE) do interior estão mobilizados, até o próximo dia 26, nas pré-jornadas pedagógicas.  Na segunda-feira (23), o evento acontecerá no NRE de Itabuna (NRE 5), em Jequié (NRE 22) e em Itapetinga (NRE 8). No dia 26, a pré-jornada reunirá os gestores de Macaúbas (NRE 12).

A ação visa orientar e estabelecer diretrizes para a realização da Jornada Pedagógica 2017, que tem como tema “Escola e Comunidade para Educar e Transformar” e acontecerá em dois momentos: a primeira etapa, de 1º a 3 de fevereiro, e a 2ª etapa, no dia 21 de julho, reunindo professores, gestores e as famílias para planejar o ano letivo.

Na Pré-Jornada, os gestores escolares e diretores dos NRE organizam os trabalhos, discutem procedimentos gerenciais e pedagógicos. São, também, socializados e disponibilizados materiais de apoio para a realização das atividades programadas, buscando o alinhamento das ações para a Jornada Pedagógica em todos os Territórios de Identidade.

Luís Henrique Lopes, diretor do Colégio Estadual Nossa Senhora das Graças, na cidade de Araci, está participando da pré-jornada, em Serrinha, e fala da importância desta ação coletiva. “Este é um momento crucial para os gestores dialogarem sobre o ano anterior e projetarem o novo ano letivo”, avalia.

Conteúdos online

Como parte do suporte para a Jornada Pedagógica, a Secretaria da Educação do Estado da Bahia disponibiliza uma série de materiais de apoio no Portal da Educação. Pelo endereço é possível acessar à programação da Jornada e às informações sobre os projetos estruturantes. Também estão disponíveis materiais de apoio aos professores, como Plano de Aula, Plano de Unidade por Componente Curricular e Plano por Área de Conhecimento. O Portal oferece, ainda, os instrumentos de avaliação das experiências positivas e os ajustes que devem ser feitos para o sucesso das atividades desenvolvidas, dando subsídios para o fortalecimento do trabalho pedagógico durante o ano letivo.

Jornada Pedagógica

A Jornada traz atividades diversificadas para o fortalecimento de práticas educativas e socialização de metodologias que despertem o interesse, a participação e a aprendizagem dos estudantes. Durante os três dias de trabalho, os professores, gestores e as famílias irão discutir o Projeto Político Pedagógico das escolas, além do planejamento das atividades interdisciplinares a serem realizadas em cada unidade escolar.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s