Sedur e Emasa discutem projeto ambiental para despoluição do rio Cachoeira

Considerado uma proposta ambiciosa e de grande impacto ambiental para a gestão do prefeito Fernando Gomes, a eliminação dos esgotos lançados no rio Cachoeira foi o tema de uma reunião preliminar entre o secretário de Desenvolvimento Urbano, Francisco França e o presidente da Emasa, Jader  Guedes, com a participação de técnicos do governo municipal. O projeto tem como foco, segundo França o investimento em saneamento básico e evitar que os esgotos sejam drenados para o rio que cruza a cidade.

O projeto envolve ainda investimentos na construção de estações elevatórias, estações de tratamento e o tratamento dos esgotos, o que vai beneficiar a todos os bairros. “Estamos formatando o projeto técnico e discutindo propostas de captação de recursos junto ao governo federal, um caminho árduo e que esperamos agilizar no mais curto espaço de tempo possível”, argumentou o titular da Sedur.

O presidente da Emasa, Jader Guedes  destacou a importância da parceria entre a Emasa e a prefeitura para eliminar os esgotos que hoje são drenados para o Cachoeira através de diversos ribeirões e redes de esgoto não tratadas. O foco agora está na elaboração do projeto executivo e na captação de recursos, “agora estamos numa fase de planejamento e definição das prioridades”.

Para o engenheiro Alfredo Melo, a discussão envolve também a retomada de projetos que foram paralisados e esquecidos na gestão passada para a implementação do Plano Municipal de Saneamento Básico.  Ele considera a reunião como positiva e mostra o empenho do secretário Francisco França no sentido de construir uma sinergia muito grande para um projeto sustentável de tratamento de esgotos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s