Tempo quente e com poucas chuvas nesse ultimo final de semana de janeiro

As condições do tempo previstas para o ultimo final de semana do mês de janeira na Bahia, continuam indicando chuva para apenas algumas áreas do Estado.

Na faixa centro-oeste, são os altos índices de umidade e temperaturas os responsáveis para que essas ocorram. No entanto, essas serão de fraca intensidade e mais frequente no extremo oeste desta faixa. Já no leste baiano, os ventos úmidos vindo do Oceano Atlântico continuam contribuindo para que também ocorram chuvas fracas, principalmente nas localidades mais próximas ao litoral do Recôncavo e Sul.

O contrário é esperado para a faixa central do Estado, que abrange Chapada Diamantina, Sudoeste e parte do Norte e Nordeste, que permanece sob a atuação da massa de ar quente e seco, inibindo a nebulosidade e as chuvas em praticamente todas essas regiões.

Quanto às temperaturas, não são esperadas grandes alterações. Assim, os maiores índices, podendo chegar aos 37°C, ainda deverão ser registrados na faixa centro-oeste e norte. Já faixa leste, essas máximas deverão variar entre 30°C e 35°C. Apesar dessa previsão de tempo quente, nas áreas serranas da Chapada Diamantina e Sudoeste ainda são esperadas temperaturas mais amenas, com mínimas podendo chegar aos 16°C.

Na cidade de Salvador e região metropolitana, a umidade vinda do mar poderá contribuir para a ocorrência de chuvas fracas, isoladas e de curta duração. As temperaturas na capital baiana permanecem estáveis, oscilando entre mínimas de 24°C e máximas de 33°C.

Maré

Entre os dias 27/01 (sexta-feira) e 29/01/2017 (domingo), a maré deverá atingir sua altura máxima no período entre às 03h30min e às 05h30min e entre às 15h30min e às 17h30min, com valores variando de 2,0 a 2,8 metros. Já as alturas mínimas deverão ser registradas no período entre às 09h30min e às 11h30min e entre às 21h30min e às 23h30min, com valores variando de 0,1 a 0,4 metro. As ondas previstas deverão ter agitação fraca, com altura máxima podendo chegar a 1,0 metro.

Índice de Radiação Ultravioleta (IUV’s)

Com a chegada do verão, as temperaturas se elevam e as chuvas ficam mais intensas. Com isso, o aumento da nebulosidade reduz a incidência de radiação solar e, consequentemente, nos Índices de Radiação Ultravioleta (IUV’s). Tal redução pode ser vista na previsão para o período entre os dias 27/01 (sexta-feira) e 29/01/2017 (domingo), quando os IUV’s deverão variar de 12 a 13, o que, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), fazem parte da categoria de intensidade “Extrema”. Com isso, os cuidados quanto à exposição prolongada à radiação solar deverão ser redobrados, principalmente, nos horários das 10 às 16 horas quando há maior incidência dessa radiação. Assim, recomenda-se a utilização de protetor/filtro solar, chapéus, bonés, óculos escuros e roupas leves, o que poderá minimizar os danos causados a saúde.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s