Projeto Arquitetônico Ponte para Pedestres e Ciclistas sob o Rio Cachoeira

A cidade de Itabuna, localizada no Sul da Bahia, possui cerca de 220 mil habitantes. Tem a particularidade de ser cortada pelo Rio Cachoeira o que faz da ponte um importante elemento urbano, permitindo tanto a mobilidade dos habitantes como integrando a paisagem da cidade. Hoje Itabuna é dotada de 04 pontes no centro da cidade em funcionamento, a saber: Francisco Lacerda, Miguel Calmon, Calixto Midlej Filho e Goes Calmon, sendo esta última exclusiva para pedestres.

Diante deste contexto e considerando que o município de Itabuna ainda está desprovido de um Plano de Mobilidade Urbana e ainda entendendo a necessidade urgente de melhorar a mobilidade para pedestres e ciclistas no entorno do Shopping Center Jequitibá e da Praça Pastor Hélio Lourenço, em 2016, os Arquitetos e Urbanistas Débora Santa Fé e Bruno Santa Fé, em parceria com o Movimento Empresarial Sul da Bahia em Ação – MESB, desenvolveram e doaram ao município de Itabuna um Projeto Arquitetônico de uma Ponte para Pedestres e Ciclistas sob o Rio Cachoeira.

O projeto foi desenvolvido observando que as pontes urbanas contemporâneas extrapolam a questão da mobilidade física, já que proporcionam também a integração paisagística e sociocultural entre um lado e outro da cidade. Para este projeto alguns pressupostos foram adotados, tais como: Integração com as pontes existentes; Integração com a proposta de Revitalização da Praça Pastor Hélio Lourenço; Contribuir para identidade visual do Rio Cachoeira, criando um marco visual; Criação de um novo espaço para visitação e lazer na cidade; Utilização de estrutura e materiais de fácil execução e manutenção.

O projeto consiste em uma ponte com um pilar central, feito em concreto, onde abrigará um mirante. As demais estruturas serão metálicas em aço patinável, devido à sua durabilidade, fácil manutenção e beleza. O guarda corpo será em aço inox, o piso em placas de concreto armado e as cabeceiras receberão entradas com elementos arquitetônicos curvos feitos de concreto tingido de vermelho, fazendo uma integração visual com o projeto de revitalização da Praça Pastor Hélio Lourenço.

A localização será em frente à sinaleira do Jequitibá Plaza Shopping, onde já existe uma faixa de pedestre, ou seja, tem-se uma estrutura viária pronta para receber o novo fluxo de pessoas que passará pela ponte.

Por fim, vale ressaltar que investir em estudos e projetos focados na mobilidade urbana além de melhorar a qualidade de vida dos cidadãos, possibilita a redução da emissão de gás carbono proveniente de transportes automotores, colaborando assim para um desenvolvimento mais sustentável.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s