UFSB terá um ciclo de oficinas para a Implantação de uma “Casa Inteligente de Práticas Sustentáveis”

A Universidade Federal do Sul da Bahia terá um ciclo de oficinas para a Implantação de uma “Casa Inteligente de Práticas Sustentáveis” no Campus Jorge Amado, em Ferradas/Itabuna, nos meses de março e abril de 2017. As oficinas serão ofertadas por docentes da UFSB e especialistas da região que integram o Programa Integrado de Pesquisa, Extensão, Criação e Inovação (PIPECI) em Meio Ambiente e Saneamento da UFSB. As oficinas são direcionadas para os estudantes da UFSB e pessoas das comunidades de entorno do campus, com especial interesse na área.

Interessados em participar deverão preencher o formulário eletrônico disponibilizado no link e ficar atentos ao período de inscrições. Nas oficinas, os cursistas terão oportunidade de conhecer a “Casa Inteligente” e contribuir para a implantação das “Práticas Sustentáveis” e, ainda, absorver os conceitos técnicos relacionados com o cotidiano da Casa Inteligente, podendo se tornar usuários e disseminadores das práticas.

Segundo o coordenador das oficinas, o Prof. Marcelo Soares Teles Santos, docente da UFSB, a proposta consiste na requalificação de espaços e processos de uma casa convencional, visando o seu funcionamento dentro dos princípios atuais de sustentabilidade, ou seja, a transformação de uma casa convencional em uma Casa Inteligente de Práticas Sustentáveis.

A Casa Inteligente, além de ser adaptada por intervenções da “Arquitetura Sustentável ou Ecológica”, especialmente relacionadas com o aproveitamento de iluminação e ventilação natural (toldos, jardins verticais, telhado verde, ventilação cruzada), será operacionalizada com práticas cotidianas sustentáveis, tais como coleta, reutilização, reciclagem, tratamento e disposição final de resíduos sólidos; coleta e aproveitamento de água de chuva; coleta, tratamento e reuso de águas residuárias; uso de energias limpas (solar, eólica, biogás); e, uso de técnicas de agricultura familiar (Agroecologia e Produção Orgânica). Essa requalificação será realizada em uma das edificações já existentes do Campus Jorge Amado.

O professor explica que as instalações e a operação da Casa Inteligente de Práticas Sustentáveis permitirão, num futuro próximo, o desenvolvimento de pesquisa, extensão, criação e inovação na área de Sustentabilidade. E, ainda, a Casa Inteligente será utilizada nas práticas de “Ensino Contextualizado de Ciências e Engenharias” pelos estudantes da Formação Escolar Básica da região e dos cursos de Graduação e Pós-Graduação da Universidade. Além disso, a partir de visitas orientadas, a Casa Inteligente permitirá divulgar e popularizar a proposta para diversos públicos, tais como estudantes, profissionais e empresários da área de sustentabilidade, comunidade em geral, consistindo em uma fonte potencial para o desenvolvimento desse setor econômico de demanda crescente na sociedade moderna.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s