Servidores da saúde recebem treinamento sobre Sistema de Informação do e-SUS

Técnicos de informática e digitadores da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Itabuna encerraram nesta sexta-feira (24) a participação no Treinamento Sobre o Sistema de Informação do e-SUS Atenção Básica, programa que já funciona na rede da Atenção Básica. A capacitação, que aconteceu no auditório da Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC), foi ministrada pelo técnico do programa e-SUS em Itabuna, Antônio Pablo Ramos e tem como objetivo a reestruturação das informações da Atenção Básica, como prevê o Ministério da Saúde, autor do projeto.

A secretária de Saúde de Itabuna, Lísias Miranda, participou da abertura do treinamento na quinta-feira (23), e reforçou a importância do treinamento que, segundo ela, faz parte da proposta da SMS de priorizar a reestruturação não apenas do Sistema de Informação, como também da própria Atenção Básica, considerada a principal porta de entrada para a saúde pública no município.

“A qualificação da gestão da informação é fundamental para ampliar a qualidade no atendimento à população e principalmente para manter o Ministério da Saúde informado sobre as ações desenvolvidas em tempo real na rede da Atenção Básica”, justificou. Lísias disse ainda que se a gestão municipal não promover ações para a valorização profissional, individual ou coletiva do servidor, ele não pode cuidar bem do outro, no caso o usuário do SUS.

Já o técnico do e-SUS, Antônio Pablo Ramos, que ministra o curso, ressaltou a importância do programa do Governo Federal, ao citar alguns dos principais benefícios, a exemplo de maior agilidade do atendimento e menor tempo de espera em filas para atendimento ou agendamento, a informatização do registro das consultas e também a melhoria no investimento dos recursos financeiros para a área de saúde, além da avaliação e acompanhamento do trabalho das equipes.

Ele explicou ainda que o programa e-SUS usa da estratégia de informação que se adaptam à realidade de cada município, no que se refere as Unidades Básicas de Saúde. “Os registros de atendimento e informações de saúde são realizados por meio de prontuário eletrônico do cidadão e de fichas da coleta de dados simplificados que trazem informações individuais visando a melhoria do atendimento aos usuários do SUS”, reforçou.

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