Estudantes encenam Via Sacra no Teatro Municipal de Ilhéus

Os alunos do curso técnico de nível médio em Teatro do Centro Estadual de Educação Profissional (Ceep) em Logística, Transporte e Produção Industrial, em Ilhéus (sul do estado), apresentam a releitura da montagem ‘Via Sacra em versos: pelos olhos de Maria’. A encenação, que também envolve o grupo Arte no Atto, formado por alunos dos sete cursos da unidade, será às 19h, destas terça e quarta-feira (4 e 5), no Teatro Municipal de Ilhéus.

O espetáculo conta a história da crucificação de Jesus, a partir de trechos da vida do personagem bíblico via o olhar de sua mãe Maria, e trabalha a questão do gênero feminino. A professora de Língua Portuguesa e Literatura e articuladora do curso de teatro do Ceep, Valdiná Guerra, e diretora da peça, explica que o trabalho cênico é um retorno na vida de Cristo, desde a aceitação de Maria em ser mãe do Salvador, até a sua crucificação na cruz.

“Durante as oficinas de discussão para a remontagem do espetáculo, trabalhamos a questão de gênero voltado para a mulher. Tanto que todas as meninas do elenco representam Maria em diversas fases. O espetáculo é uma forma contemporânea de contar uma das histórias mais atemporais de nossa cultura”.

‘Via Sacra em versos: pelos olhos de Maria’ é composta por trechos bíblicos, músicas da cultura popular, poemas de autores brasileiros e portugueses, como Carlos Drummond de Andrade, Fernando Pessoa e Augusto dos Anjos, e trechos de autoria da professora Valdiná Guerra e dos estudantes, e também como da Via Sacra, montagem francesa, de Hénri Ghéon. A peça tem o apoio da prefeitura de Ilhéus.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s