Prefeitura garante apoio à Associação Sulbaiana de Equoterapia e Esquadrão de Cavalaria

 

O prefeito Fernando Gomes sinalizou para o presidente da Câmara de Itabuna, Francisco Reis; para o vice Ricardo Xavier, para os vereadores Manoel Júnior  e Edmilson Cabral de Santana Junior (Júnior do Trator), bem como para os dirigentes da Associação Sulbaiana de  Equoterapia (ASBE), técnicos da equipe interdisciplinar e oficiais do Esquadrão de Cavalaria do Comando de Policiamento do Sul da Bahia o apoio do governo municipal ao trabalho de equoterapia. A atividade é um método terapêutico e educacional, que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem multidisciplinar e interdisciplinar, nas áreas de saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiências ou necessidades especiais.

No encontro com representantes da Câmara, a equipe da ASBE e do Esquadrão de Cavalaria o prefeito falou das dificuldades enfrentadas pelo governo municipal, lembrando que recebeu uma herança maldita de dívidas superiores a R$ 600 milhões, com o sucateamento dos serviços públicos e sérias dificuldades financeiras em todos os setores. Ele falou que em função das dificuldades encontradas este ano o governo municipal não deve distribuir peixes para a população carente.

Fernando Gomes destacou ainda que o seu governo tem como prioridades saúde, educação, infraestrutura e geração de emprego e renda, o que representa inclusão social e é uma estratégia no combate à violência, a ser complementado com a implantação do sistema de monitoramento de vídeo em toda a cidade. Salientou a proposta  do Projeto do Parque da Cidade, que visa gerar uma área de opção de lazer e recreação para a população e anunciou o apoio ao projeto de equoterapia apresentado pelos dirigentes e técnicos da ASBE em parceria com o comando do Esquadrão de Cavalaria.

Projeto

O projeto foi apresentado pela presidente da ASBE, Marisângela Moura Andrade, que é fisioterapeuta e estava acompanhada psicóloga Kathigiane Brito Leal e pelo fisioterapeuta Rodrigo Moraes, que apresentaram um relatório das atividades realizadas pela entidade em parceria com a Cavalaria da PM. Também foi exibida uma reportagem sobre o trabalho da associação junto aos pacientes e seus familiares, com reflexo na qualidade de vida de cada família atendida.

A proposta da parceria também foi defendida pelos vereadores Chico Reis, Ricardo Xavier, Manoel Júnior e Edmilson Cabral de Santana Junior (Júnior do  Trator destacando a sensibilidade do prefeito para a questão social e para a saúde como prioridade de governo. O comandante do Esquadrão da Cavalaria, major Adriano Costa informou que a unidade  localizada no Pati, fim de linha do São Caetano, disponibiliza para o trabalho uma equipe de 15 pessoas entre militares e voluntários da ASBE, que trabalham com quatro cavalos, dois dos quais em fase de preparação para equoterapia.

O subtenente Faustino, desatacou que historicamente o prefeito Fernando Gomes sempre esteve ligado à história do Esquadrão de Cavalaria, ajudando inclusive na sua implantação. “Saio satisfeito pelo apoio recebido do governo municipal e com esta parceria para o projeto de equoterapia, pois sabemos que ninguém pode fazer um trabalho sozinho e em mão única”. Hoje o projeto atende a 42 pacientes e tem mais 65 pessoas inscritas na fila de espera, daí a necessidade da sua ampliação.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s