Sesab alerta para a vacinação contra a influenza

A Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) lembra à população que está em andamento a 19ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, que começou no dia 17 e deve imunizar este ano 3,6 milhões de pessoas na Bahia. O público alvo são os idosos a partir de 60 anos, crianças na faixa etária de 6 meses a menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), os trabalhadores da saúde, povos indígenas, grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.

Em 2017, até o dia 1º deste mês, já foram notificados à Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Divep) 82 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), sendo que sete evoluíram para óbito. Entre os 82 casos notificados, sete foram ocasionados pelo vírus da influenza e cinco por outros vírus respiratórios. Nos sete casos de influenza, dois foram confirmados para influenza H1N1 e cinco para influenza H3N2. Em 2016, no mesmo período, foram notificados 216 casos de SRAG, com 28 óbitos, sendo 51 confirmados para H1N1 e nenhum para H3N2.

A campanha prossegue até o dia 26 de maio. O dia 13 será o ‘Dia D de Vacinação’, quando estarão funcionando 3.600 serviços de saúde (centros, postos e USF) em todo o estado. O coordenador do Programa Estadual de Imunização, Ramon Saavedra, chama à atenção da população para a necessidade de se vacinar. “Para se ter ideia, no período de janeiro a julho de 2016, foram confirmados 150 casos e 30 óbitos por H1N1. A maior incidência dos casos confirmados para Influenza A H1N1 foi verificada entre os menores de cinco anos. No entanto, a maior letalidade foi verificada entre os maiores de 50 anos”.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s