Vaisala produz eBook sobre como aumentar a produtividade no processamento industrial de alimentos e bebidas

A partir da tecnologia de medição, manual revisa parâmetros críticos de processos industriais e traz soluções para garantir a qualidade dos alimentos, com ganho de vida útil e sustentabilidade para a cadeia alimentar

A Vaisala, empresa finlandesa, líder mundial em medições industriais, ambientais e meteorológicas, acaba de disponibilizar um eBook gratuito sobre processos industriais que precisam de atenção na cadeia de Alimentos e Bebidas. O material esclarece quais soluções de medição de ponta podem ser aplicadas para que as operações de processamento de alimentos sejam orientadas por dados, de modo mais eficiente e sustentável para o setor.  

Com foco na inovação, o conteúdo é resultado de uma coletânea de casos bem sucedidos de empresas e marcas que conseguiram superar gargalos, implantando ou atualizando sistemas de medição. “O conteúdo é um guia de referência e traz exemplos de problemas operacionais comuns ao dia a dia das indústrias e como corrigi-los. Ele abrange processos industriais de secagem, evaporação, fermentação, diluição, dissolução e mistura, entre outros, especificando o que e como medir para uma melhora efetiva do processo produtivo”, afirma Madjid Ouali, Diretor da Vaisala para América Latina e Caribe. 

O material é dirigido a técnicos e engenheiros, entre outros profissionais que atuam na fabricação e conservação de alimentos em escala industrial, no controle de qualidade, na distribuição e no tratamento de resíduos. 

A indústria de alimentos desempenha um papel vital no fornecimento de produtos para uma população mundial crescente, garantindo que sejam seguros para o consumo e que a cadeia produtiva se torne cada vez mais transparente e rastreável. Para isso, os alimentos precisam ter vida útil suficiente, qualidade e sabor assegurados, e suportar o transporte e o armazenamento até o consumidor final.  

Ouali chama a atenção também para a racionalização das operações industriais. “Os atuais sistemas de processamento devem ser o mais eficiente possível para reduzir gastos energéticos, evitar baixa qualidade do produto final e corrosão de equipamentos”, diz o especialista ao apontar as medições da umidade relativa, temperatura, dióxido de carbono e concentração de líquidos-sólidos e medição de Brix em linha, como as principais variáveis críticas a serem monitoradas no processamento para esse fim. “Esses parâmetros são apresentados de forma destacada no eBook porque fornecem dados de valor agregado que dão suporte para uma tomada de decisão mais consciente”, afirma. 

O conteúdo tem ainda seções voltadas à produção primária e ao transporte e armazenamento, com vistas a uma economia circular pelo aproveitamento de resíduos alimentares em biodigestores. O eBook pode ser acessado clicando aqui ou na imagem. 

Publicidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s