Black Friday: Live Shopping é principal aliado de marcas para alavancar vendas no período

O número de lives shopping na Black Friday na plataforma Mimo Live Sales subiu de 10, em 2021, para 60 neste ano

Em 2022, a Black Friday – uma das datas mais importantes para o comércio nacional – aproveita também a Copa do Mundo para fortalecer as promoções de produtos que são desejos de consumo.
 

Para alavancar as vendas o varejo utiliza diversas formas de atrair os consumidores, seja por meio de descontos, promoções relâmpago em lojas físicas, e-commerces e também através do live shopping, que inclusive pode ter maior rentabilidade do que outros formatos de venda tradicionais.
 

Live shopping é aliado às vendas na Black Friday
 

De acordo com dados da EC Global levantados pela Vimer, se comparado com 2021, a intenção do consumidor de buscar por oportunidades em lives durante esta Black Friday subiu de 8% para 15%. Além disso, para o varejista, a live entrega uma taxa de conversão mais alta do que no e-commerce convencional. Segundo a Mimo Live Sales, empresa que possui o maior volume de live shopping do mercado na América Latina – e que já realizou centenas de lives para diversas marcas – a conversão de vendas pode chegar a 30%, dependendo do produto e segmento, diante de 2% entregue pelo e-commerce.
 

Para Monique Lima, CEO e Co-fundadora da Mimo, o live shopping é um grande aliado para as vendas e uma grande aposta no ambiente digital. “O formato de vendas é uma das ferramentas para as marcas potencializarem as vendas, não só no mês de Black Friday, mas durante todo o ano. Isso porque é uma comunicação mais assertiva, já que o consumidor consegue tirar dúvidas sobre o produto, ver de perto detalhes, perguntar, tirar dúvidas e comprar. Tudo na mesma tela”, explica Monique.
 

Além disso, durante as lives podem ser promovidos descontos relâmpagos, fazendo com que o consumidor fique muito mais atento às oportunidades que aparecem na tela.
 

Expansão
 

Se em 2020 e 2021, a maioria das marcas ainda estavam descobrindo o funcionamento do live shopping e tentavam entender o que era o novo formato de vendas, hoje desejam saber como aprimorar as lives para seus consumidores. “Atualmente, o mercado sabe o que é live shopping e conhece os benefícios”, diz Monique.
 

Prova disso, é o crescimento de marcas que procuram plataformas, como a Mimo, para promover lives também durante a Black Friday. Monique conta que, em 2021, foram realizadas apenas 10 live shoppings neste período. Já neste ano, a procura saltou para 60 marcas de médio a grande porte de diversos setores.
 

Dentre elas, aproveitando o ritmo de Copa, há lives do segmento de esportes, como a FutFanatics; já em saúde e beleza marcas como Herbalife, Michael Kors, Wella, Embelleze já estão com lives marcadas. No segmento de alimentação, a Bauducco também marca presença nos lives shoppings da Mimo neste período de Black Friday, assim como a Philips, em eletrônicos.
 

“Ficamos muito felizes em ver um aumento relevante no volume de lives e de marcas apostando nesse formato. Com os números de conversão maiores comparados ao e-commerce, posso afirmar que o live shopping é um ótimo canal de vendas, que complementa as compras na loja física e veio para ficar”, finaliza Monique.

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