Cambuci: típica da Mata Atlântica e rica em vitamina C, fruta é aposta para alimentação saudável

Com alto teor de antioxidantes, lipídios, carboidratos, proteínas, fibras, sais minerais e vitamina C, que auxilia no fortalecimento do sistema imunológico do organismo, o cambuci tem sido opção da indústria alimentícia

Com um modelo de negócios voltado para a preservação do meio ambiente e a valorização da natureza, a Mombora, indústria de alimentos com ingredientes 100% naturais e nativos do bioma brasileiro, conta com uma estrutura que visa fortalecer sua missão de apoiar à agricultura familiar e colaborar com a  preservação das florestas. A foodtech utiliza como ingredientes principais para os seus produtos, frutas típicas do ecossistema local, como o cambuci, o açaí e outras, com o objetivo de valorizar os sabores nacionais.

De aparência atípica, o fruto nativo da Mata Atlântica, um dos principais biomas brasileiros e uma das florestas mais ricas em diversidade do país, se caracteriza por proporcionar diversos benefícios à saúde, como o auxílio na prevenção de doenças como diabetes e  Alzheimer. Entre as principais propriedades encontradas no fruto é possível destacar seu alto teor de antioxidantes, lipídios, carboidratos, proteínas, fibras, sais minerais e vitaminas, com destaque para  a vitamina C, que auxilia no fortalecimento do sistema imunológico do organismo.

Todas essas qualidades são amplamente aproveitadas nos produtos Mombora, tornando-os  altamente saborosos e nutritivos. A empresa é hoje, a única em seu mercado com aposta totalmente naturalsem o uso de aromas, corantes e conservantes em seus processos de fabricação para a oferta de alimentos ricos em carboidrato, como uma opção mais saudável e gostosa aos tradicionais géis de carboidrato, que podem ser utilizados por atletas de todas as idades e categorias, a fim de promover mais energia e disposição para a prática esportiva, além do público em geral, que pode se beneficiar dos produtos.

A foodtech possui atualmente nove sabores em seu catálogo, com combinações como o Mombora sabor cambuci e açaí, de polpa de coco e cajácacau e castanha de caju, entre outros, que se encontram disponíveis em seu site oficial, com entregas para todo o Brasil e dezenas de pontos físicos espalhados pelo país. As localidades podem ser consultadas aqui

Parceria entre Mombora e Instituto Auá

Para a comercialização de produtos a base de cambuci, a Mombora firmou uma parceria com o Instituto Auá, responsável por diversas atividades voltadas para a proteção, o cultivo e a comercialização do fruto. O encontro entre as duas empresas possibilitou o fortalecimento da agricultura familiar e do empreendedorismo ecológico, que são pautas importantes para o Instituto e também para a Foodtech. 

“Acreditamos muito no trabalho conjunto que temos com os nossos parceiros, e ter a oportunidade de nos unir com uma empresa com os ideais semelhantes aos nossos contribuiu para a sinergia do nosso trabalho”, destaca João Pedro Solano, CEO e fundador da Mombora. 

Para Gabriel Menezes, Presidente do Instituto Auá, a parceria com a foodtech atribui uma maior visibilidade para o fruto em outros mercados, e contribui para as ações de preservação e valorização desenvolvidas pela organização. Hoje o Instituto é a entidade gestora do Arranjo Produtivo Local Agroecológico da Mata Atlântica, reconhecido pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico como um APL oficial de São Paulo, envolvendo diversos produtores de espécies nativas, que as cultivam em Sistemas Agroflorestais, com a finalidade de recuperar o bioma pela agricultura.

Por meio de um dos seus negócios, que é o Empório Mata Atlântica, o Instituto consegue aproveitar o cambuci, além de outros frutos nativos, para diversos produtos comerciais, como cervejas, sorvetes, polpas e outros, transformando-os em produtos sustentáveis, distribuídos para uma ampla rede de comerciantes que contribuem para o Ecomercado.

“Temos grandes parceiros que tornaram possível trabalharmos em prol da nossa principal missão de ofertar para o mercado produtos naturais, feitos com frutas nativas e que valorizam a nossa diversidade. Para isso, garantimos uma produção consciente, com respeito ao meio ambiente e incentivo a sustentabilidade”, finaliza Solano.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s