Um roteiro didático para a essência do Antigo Testamento e da palavra de Deus

Destinado a pessoas que não têm tempo para estudar e se aprofundar no conhecimento das Escrituras Sagradas, mas têm vontade de entendê-las para uma compreensão das mesmas, o livro “A Palavra de Deus: Luz para o Meu Caminho”, de Otoniel Santiago Neves, com 116 páginas e 46 capítulos, é, ao messo tempo obra didática e uma reflexão sobre todos os livros do Antigo Testamento. O livro reúne informações contextualizadas com reflexões sobre a trajetória do povo de Deus ao longo do Antigo Testamento e no mundo hodiernos.

Cada capítulo reúne informações sobre um livro texto bíblico acrescido com comentários do autor atualizando o seu sentido para os dias atuais, com a sua complexidade, enfocando referências sociais, poíticas e pessoais do autor, que além de sua atuação no Grupo de Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística da Paróquia de Santa Rita de Cássia, em Itabuna, também é pos-graduado em economia e professor de Matemática na rede estadual de ensino na Bahia.

O próprio autor destaca na introdução da obra, que ela é “dedicada à Palavra de Deus, iremos refletir a trajetória do povo de Deus no Antigo Testamento, para isso, foi necessária a leitura da Bíblia Sagrada e a leitura de outras publicações do gênero,” mas que não referenciadas no final da obra. Ele também convida o leitor a refletir e praticar sobre a Palavra do Senhor, para que este não seja como os “cordeiros frágeis diante das garras do inimigo, pois não possuem forças e nem sabedoria para fugir das amarras do pecado”.

Para cada título o autor acrescenta um subtítulo orientando o leitor sobre o tema de cada um dos livros em estudo. Assim o capítulo primeiro, dedicado ao Gênesis, é complementado com informações sobre o livro das origens. O Exôdo – é o livro da libertação , Levítico – dos rituais; Números, fala sobre a organização do povo de Deus e Deuterônomio – o útimo dos cinco ivros de Pentateuco e que forma o conjunto dos primeiros da própria Bíblia, escritos por Moisés, nas planícies de Moab, significa “segunda lei, repetição da lei”, aparecendo como explicação da lei , conclamando o povo a se converter e viver em aliança com Deus na Terra Prometida.

Em paralelo às informações bíblicas, Otoniel Neves inclui nas suas análises comentários aplicados aos dias atuais, trazendo referências, por exemplo, à luta pelo poder no primeiro livro dos Reis, quando cita as práticas não recomendáveis aplicadas no Brasil nos dias de hoje, “onde a política coronelista impõe, através de jagunços e mercenários, impiedosas derrotas às pessoas contrárias aos projetos”. Ao longo do livro emergem críticas à corrupção, e às armadilhas da idolatria e à má utilização dos recursos públicos.

Como obra dedicada ao estudo da Bíblia e suas referências religiosas, sociais e políticas, “A Palavra de Deus: Luz para o Meu Caminho” também leva o leitor a refletir sobre sua situação existencial de ser e estar num mundo complexo, com todas as suas circunstâncias, o que pode levar a concluir não só que a vida é passageira, como também que apenas o conhecimento em si não resolve, e, apesar dos pesares, não se pode perder a dimensão do sentido da vida, nem a esperança e nem a fé que nunca deve morrer. (Kleber Torres)

Deixe um comentário